quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Você está no caminho certo do emagrecimento?

olá
Quero compartilhar com vocês algumas matérias interessantes que encontrei no site do Cyber Diet:



Link desta matéria: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/090914_nut_vicios_emagrecimento.htm

Vícios de quem quer emagrecer

Percebo que algumas pessoas quando querem emagrecer tomam atitudes que em vez de ajudar, prejudicam o emagrecimento, ou fazem algo que impede com que ele aconteça. É comum encontrar textos sobre o que devemos fazer para emagrecer, mas acho importante destacar aqui o que não se pode fazer, veja:


Se pesar todos os dias

É normal o peso oscilar de um dia para o outro, isso pode acontecer por diversos motivos, por isso não é adequado ficar se pesando todo momento. Deixe para fazer isso somente uma vez por semana, sempre verifique na mesma balança, com o mesmo tipo de roupa e por volta do mesmo horário.
Caso esteja próximo ou no período menstrual, não verifique o peso, espere passar este período. Fazendo assim você saberá exatamente se eliminou peso.


Comer o mínimo possível

“Para emagrecer basta fechar a boca”, quem já não ouviu ou falou esta frase? Porém, é preciso ter muito cuidado! Para emagrecer é preciso diminuir o consumo de alimentos de forma adequada, ou seja, não seja radical.

Restringir muito as calorias pode ser prejudicial, pois você pode entrar no efeito platô, que é quando a pessoa faz uma restrição calórica excessiva e “estaciona”, não consegue mais eliminar peso e não tem como diminuir ainda mais o peso. Por isso é importante consultar um nutricionista, esse profissional vai indicar a quantidade ideal para que elimine peso com saúde.

Malhar sem comer para “queimar” mais

Nem pense em fazer isso, você pode passar muito mal, além de “queimar” menos calorias. Antes de praticar exercícios consuma pelo menos um alimento fonte de carboidrato (pão, arroz, batata, aveia, fruta, barra de cereais, etc.), assim você terá energia suficiente para malhar direitinho e assim “queimar” bastante calorias, certo?

Só salada

A salada é uma preparação com muitas vitaminas, minerais e poucas calorias, por isso deve estar presente todos os dias na alimentação de todas as pessoas, inclusive de quem deseja emagrecer, mas ela é parte de uma alimentação saudável e não o todo, portanto os outros grupos alimentares não podem ser esquecidos por quem quer emagrecer.

Se você quiser substituir uma refeição por salada, então capriche e faça uma salada bem equilibrada, com folhas, legumes, uma fonte de carne (frango, ovos, carne, etc.) e não esqueça do carboidrato (croutons, batata, torrada, etc.).

Cortar carboidratos

Não é a toa que devemos consumir este nutriente diariamente, ele exerce funções essenciais, importantíssimas ao nosso corpo, para que ele funcione bem. Pense bem, você acha que excluindo ele de sua alimentação será uma atitude saudável?

A perda de peso pode até acontecer, mas não será uma conquista por muito tempo, além dos sintomas desagradáveis que sentirá durante a dieta. Não é preciso passar sacrifícios para emagrecer, é só comer a quantidade certa.


Link desta matéria: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010511_nut_dieta_restrita.htm

Dieta Restrita - SoluÇÃo para o Excesso de Peso?

Na trilha do emagrecimento, é difícil encontrar pessoas que não tenham experimentado dietas restritas, em busca de dormirem obesas e acordarem magras.

A promessa de emagrecimento rápido e sem sacrifícios é encantadora atraindo os que esperam resolver o problema do excesso de peso de uma hora para outra, sem mudanças de comportamento em relação à alimentação e ao exercício físico.

Existe uma infinidade de opções disponíveis em revistas, na TV ou em impressos que ninguém sabe de onde surgiram mas que estão espalhados por todos os lugares.

As dietas vão desde Dieta da Sopa, do Abacaxi, das Proteínas, dos Shakes até a Dieta da Lua, da USP e do Tipo Sangüíneo.

Em meio a tanta dieta, surgem as seguintes indagações: esses regimes funcionam mesmo? E principalmente: eles são capazes de manter o peso perdido para sempre? Saiba como agem as dietas restritas e qual é a melhor maneira de perder peso de forma saudável, lendo a matéria abaixo.

A obesidade é uma doença que demora para se instalar no organismo, do mesmo modo que o seu tratamento também leva tempo para obter resultados satisfatórios ainda mais, quando se procura emagrecer de forma gradual e sem prejuízos à saúde.

É preciso que as pessoas tenham consciência de que uma perda de peso repentina dificilmente será mantida por muito tempo.


O controle da obesidade é a longo prazo pois, implica em mudanças de hábitos inadequados, muitas vezes, trazidos da infância e que estão arraigados.
Daí a necessidade de empenho e força de vontade permanentes.

As dietas rígidas, por serem muito restritas em calorias, possibilitam a perda de peso a curto prazo, em contrapartida, apresentam uma série de desvantagens.

Em primeiro lugar, são desbalanceadas por terem como base um único alimento ou um grupo restrito de alimentos sendo, portanto, difíceis de serem seguidas por um tempo prolongado, uma vez que são pouco variadas, tornando a alimentação monótona e sem graça.

A restrição severa pode causar também deficiências de certos nutrientes, já que todos os grupos de alimentos devem estar presentes diariamente na dieta para haver equilíbrio pois, cada um é responsável pelo fornecimento de nutrientes específicos.

Um único alimento não consegue suprir todas as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo.

Segundo, que não ensinam o indivíduo a saber escolher os alimentos certos e nem educam a comer de forma correta, diminuindo na quantidade dos mais calóricos e gordurosos.

Então, quando a dieta é interrompida, os quilos perdidos são facilmente recuperados.

Em alguns casos, a pessoa até adquire um peso maior do que quando iniciou o regime.

Por último, essas dietas propõem uma redução drástica nas calorias totais diárias e longos períodos de jejum ao longo do dia, o que acaba desencadeando desconfortos em quem está seguindo, como tontura, dor de cabeça, ansiedade, irritação.
Isso porque passar várias horas sem se alimentar causa hipoglicemia, ou seja, redução na taxa de açúcar no sangue.

Mas por que essas dietas fazem sucesso com o público, se apresentam tantas desvantagens? Por que a cada dia aparece um novo tipo no mercado e os fabricantes têm maior lucro com o aumento de venda de tais produtos? Tudo que é muito fácil e parece milagroso, não deveria merecer desconfiança do consumidor?

O que se observa é que as pessoas, apesar de saberem por experiências anteriores que essas dietas não dão resultados permanentes, preferem se iludir, pagando um preço alto para adquirir os produtos e logo depois, abandonam o tratamento sem conseguir atingir o objetivo.
Além disso, os apelos da mídia em torno desses produtos é forte, sugerindo um emagrecimento imediato e sem esforço, que acabam convencendo os que desejam emagrecer rapidamente para entrar no vestido ou no terno de casamento e da formatura.

Para tratar a obesidade não existem segredos e nem milagres.

A alternativa mais segura e confiável para emagrecer de forma lenta porém, permanente, é a educação alimentar associada à prática regular de atividade física e ao acompanhamento psicológico, quando necessário.


O exercício físico é bastante importante para o sucesso do tratamento.
Somente com dieta, a perda de peso torna-se mais demorada.

A atividade física tem um papel fundamental no aumento do gasto de energia e na queima da gordura acumulada, acelerando o emagrecimento, além de promover o aumento da massa muscular, evitando a flacidez comum nos casos em que a diminuição no peso é acentuada.

Se você já fez ou faz uso de dietas restritas com o intuito de emagrecer, reflita melhor se vale a pena arriscar sua saúde, pagar caro e ainda não ter garantida a perda de peso definitiva.

Invista num plano alimentar equilibrado, exercite-se regularmente e siga firme, superando as dificuldades, modificando gradativamente os hábitos incorretos, mas ciente de que, apesar do caminho mais longo, adquirir um estilo de vida saudável, além de permitir a chegada no peso desejado, trará benefícios permanentes para a sua saúde!

Link desta matéria: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030925_nut_dietas.htm

DIETAS MILAGROSAS


Geralmente conhecemos algumas pessoas, sejam amigas, vizinhas ou familiares, que já seguiram dietas que prometem uma redução de peso muito grande num espaço de tempo muito pequeno.


A esperança de eliminar peso rapidamente leva essas pessoas a seguirem receitas dessas dietas tão exóticas quanto perigosas ou, até mesmo, fazem restrições alimentares por conta própria. Além disso, a cada dia surge uma infinidade de dietas mágicas, com a promessa de que em curto prazo trazem o corpo perfeito.
O efeito sanfona (emagrece-engorda) rouba elasticidade da pele, tornando-a flácida e propensa a estrias. Contudo, essas dietas não trazem nenhuma solução para o problema do excesso de peso.



Essas dietas, geralmente, fazem alguma restrição em nutrientes, como carboidratos, proteínas, que são essenciais à saúde e ao bem-estar do corpo humano. Por exemplo:

o carboidrato não deve ser restrito totalmente da alimentação. Ele fornece energia para as atividades do organismo e do sistema nervoso, além de ser responsável pela sensação de saciedade, impedindo que você consuma alimentos mais calóricos;


uma dieta restrita em proteínas gera uma deficiência na síntese dos tecidos do organismo. A função das proteínas no organismo é de permitir o crescimento e reparo dos tecidos;

a restrição de gorduras na alimentação gera um aumento excessivo no consumo de carboidratos que, quando não são metabolizados pelo organismo se depositam no organismo na forma de gordura.

Para emagrecer com saúde é importante manter uma alimentação variada, contendo todos os nutrientes, cada um em sua porção adequada, e passar pelo que chamamos de reeducação alimentar. Cada grupo de alimentos tem seu número de calorias determinado, podendo ser distribuído seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que determina as quantidades de: carboidratos (50-60% do valor calórico total - VCT), proteínas (10-15% do VCT), gorduras (20-25% do VCT

Carboidratos: frutas, legumes, pães, batata, macarrão, bolacha, farinhas;

Proteínas: feijão, soja, ervilha, carnes, ovos, leites e seus derivados;

Gorduras: manteigas, azeites, creme de leite, frituras em geral.

Quando você sentir necessidade ou perceber que está preste a adotar qualquer dessas dietas, fique atento! Procure um nutricionista para que ele possa elaborar uma alimentação de acordo com suas necessidades.

E então, como vocês estão encarando o emagrecimento?? Estão cometendo algum destes erros?? Fiquem atentos e estarão rumo ao emagrecimento definitivo!! Força pra todas nós!!
Bjux e um ótimo dia!!

5 comentários:

  1. Olá Mi!!!
    Obrigada pelo carinho. É muito bom sempre estar atualizando nosso sistema (memória) pra não sofremos conseqüência futuras sobre a falta de conhecimento de emagrecimento, se queremos emagrecer tem que ser com saúde né!
    Te desejo uma ótima semana, e que você alcance todos os teus objetivos.
    Bjokas:)

    ResponderExcluir
  2. Oie gatona !! Passando para agradecer a visita e as dicas...Grande Bjo Pra Vc !!! Fica com Deus !!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as reportagens!!!

    Pra mim o meu maior pecado as vezes é se pesar todo o dia..rsrsrs! Mas ai escondo a balança e fico uma semana sem pesar..eta nóis!

    Ainda não esotu domesticada pra encarar as alterações sem encanação, sempre bate aquela deprezinha básica....heheh!

    Bjos linda e um ótimo dia

    ResponderExcluir
  4. Oi linda tb adorei as reportagens, algumas coisas eu já superei mas outras... são aquela dor de cabeça rsrsrs bjos e bom fds

    ResponderExcluir
  5. Olá flor!!!
    Vim te desejar um lindo FDS, e juízo tá!
    Bjokas:)

    ResponderExcluir