quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A armadilha do "eu mereço"

olá meninas!!

Estava fuçando na internet sobre matérias de nutrição, aí encontrei uma interessante; Fala sobre as aramadilhas que nós mesmas criamos em relação à reeducação alimentar.

Quando estamos felizes dizemos "eu mereço" mais este pedaço, já que estou tão feliz!
Ou quando estamos tristes dizemos "eu mereço" afogar minhas mágoas naquela comida!
Se pararmos pra pensar, tem momentos que estamos felizes e momentos que estamos tristes; então se formos seguir esta armadilha estaremos sempre comendo de forma errada!
Mas por quê comemos de forma errada se sabemos que a reeducação alimentar é a forma mais saudável de viver a vida??
Já pararam pra pensar??
Talvez seja pelo fato que desde criança associamos a comida como algo de consolo, e diga-se a comida não saudável! Quando nossas mães queriam nos presentear davam algum doce, ou quando estavam trabalhando, pra compensar esta falta de amor e carinho, nos davam também doces! Muitos desde crianças teêm esta relação com a comida, como sinônimo de consolo, de carinho, de amor! Fomos criados assim! Eu também faço parte deste time!
Mas agora temos a oportunidade de melhorar! com a reeducação alimentar! que também pode ser uma forma de amor, amor pelo nosso corpo, pelo corpo que Deus nos deu! Vamos cuidar dele, e dizer: Eu mereço um corpo saudável, mereço ter energia suficiente pra viver, mereço desfrutar da companhia de pessoas queridas!!
Algumas dicas podem ser úteis para controlar as armadilhas do eu mereço: (fonte: A armadilha do "eu mereço", http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/081020_psy_armadilha.htm )

1 - Lembre-se que os problemas começam quando se diz SIM.

2 - Não deixe que ninguém – incluindo sua mãe e namorado – manipule você, dizendo para comer algo que não faça parte da sua reeducação alimentar, mesmo que digam - mas fiz só para você!

3 - Lembre-se que um, de vez em quando, é bom. Dois sempre é demais.

4 - Ao receber um convite para comer na casa de amigos, em festas ou restaurantes, escolha as opções menos calóricas. Se possível faça, antes do compromisso um lanchinho leve e saudável. Com o estômago abastecido, você terá mais tranqüilidade para conversar mais com os amigos e comer menos.

5 - Vá ao supermercado sem fome e compre apenas o que estiver planejado na sua lista. Dessa forma, você consegue maior controle sobre o que leva para casa.

6 - Se você é vítima freqüente de congestionamentos de trânsito, ou passa o dia fora de casa, tenha sempre um pronto-socorro na bolsa, com alimentos leves, como barras de cereais, frutas secas ou frescas.

7- Coloque em um lugar à vista uma foto sua de quando estava com o peso que deseja alcançar. Inspire-se nela, sempre que estiver em risco sua reeducação alimentar, obtendo força para seguir em frente.

8 - Coma sempre DE-VA-GAR, coloque atenção no que está saboreando.

9 - Ao menor desejo de atacar guloseimas, pense: é isso que quero para mim?

10 – Saiba que todos os alimentos podem ser ingeridos. Entretanto, a quantidade e a freqüência dos calóricos devem ser bem controladas, para que as exceções não se tornem a regra, inviabilizando o desejo de conquistar um corpo saudável.

Então vamos seguir estas dicas, e alcançar nosso merecimento!
Boa semana a todas!!
Que Deus abençõe a jornada de todas!
Bjux

2 comentários:

  1. Oi,Flor!Pois é já cansei de dizer pra mim mesmo essa frase " eu mereço" e depoi fiquei de cara com a balança pq ela não sorriu pra mim,mas RA é assim mesmo cheia de erros e acertos o que não podemos é perder o foco.
    Cuide-se!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou divulgando o meu conto O Diário de Bronson. Bronson é um abstinente alimentar novato e está sofrendo tudo que há de sofrível neste começo de calvário.
    Gostaria de lhe convidar a dar uma olhada e quem sabe até um comentário para estimular o pobre Bronson nesta saga.
    Abraço e agradeço antecipadamente pela atenção dispensada!
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com .

    ResponderExcluir